Dîners-causeries

A Catherine Potvin nossa fundadora e sócia diretora, teve a idéia de reunir nossos alunos e ex alunos para um bate papo descontraído no período do almoço. Durante esses encontros virtuais, ela falará de diversos temas. Todos os encontros serão feitos em português, e contará com a participação de todos.
No primeiro dia de palestra, dia 19/02, Catherine deixou aberto para responder perguntas de vocês, sobre qualquer assunto. Chegou a hora de fazer aquelas perguntas que sempre quiseram.
Se prepararem e façam muitas perguntas  nesse primeiro encontro. Aproveitem!

Para participar basta se inscrever pelo link abaixo: https://goo.gl/forms/zMVVxNVxyfHJw8d42

No dia da palestra todos os inscritos receberão um email com informações para entrar no encontro online.

Nao fique de fora!!

Datas dos próximos encontros:

05/03: Missão de recrutamento, Currículo e entrevista
19/03: PEQ-Estudos
02/04: Francês, façam as suas perguntas!
16/04: Aspecto Cultural: A importância do tempo
30/04: Tempestade de idéias: pontos comuns entre Québec-Brasil

Promoção 10 anos da Unidade Rio de Janeiro!

Descontos imperdíveis para quem se matrícula antes do Carnaval 2019!

Próximas turmas em fevereiro e março durante o dia:

Taxa de matrícula (por pessoa, incluso taxa de biblioteca): R$290,00

Próximas turmas em fevereiro e março à noite:

Taxa de matrícula (por pessoa, incluso taxa de biblioteca): R$290,00

Entre em contato para mais informações

Nossos preços

Link da nossa última palestra sobre imigração ao Québec.

Palestras sobre CÉGEPS

 

Uma iniciativa foi criada para estimular o recrutamento de estudantes internacionais para os CÉGEPS do Québec.
O que são CÉGEPS? CÉGEP pode ser traduzido por “Faculdade de Educação Geral e Vocacional”, que são instituições públicas de ensino superior.

Os CÉGEPs oferecem 125 cursos de estudo de alta qualidade. São mais de 48 escolas disponíveis, oferecendo um ambiente propício de sucesso.

Os CÉGEPs utilizam uma pedagogia centrada na participação, autonomia e empoderamento dos estudantes. Equipamentos avançados em todas as áreas de treinamento, e, uma gama de serviços estudantis: atividades culturais, instalações esportivas e serviços sociais.

Ficou Interessado em estudar e viver no Québec?

Até o dia 28 de fevereiro, diversas instituições de ensino realizarão palestras em francês, apresentando seus cursos e infraestrutura. E algumas instituições darão palestras em espanhol.

Cadastre-se online para as palestras organizadas pelos CÉGEPs.

Para se inscrever, clique no CÉGEP de sua preferência na lista abaixo. Na página que aparecerá, preencha o formulário de inscrição e clique no botão “enviar meu registro”. Você receberá uma mensagem confirmando sua inscrição em até 24 horas. O CÉGEP fornecerá aos inscritos instruções para comparecer à sessão. Você receberá essas instruções no máximo dois dias antes do dia da palestra.

Abaixo, disponibilizamos a lista com os CÉGEPS participantes, com as datas e horários das palestras.

Clique e inscreva-se!

Link das palestras em Francês
http://www.cegepsquebec.ca/webinaires/

Link das palestras em Espanhol
https://www.cegepsquebec.ca/es/sesiones-informacion/

 

 

 

Turmas 2019 em Sala Virtual (ao vivo)

Próxima turma online

Como funciona

Seguindo a mesma estrutura que o curso de francês oferecido nas nossas unidades, o curso em Sala Virtual permite que os alunos acompanhem uma turma e participem das aula em horários fixos de qualquer lugar do mundo.

As aulas são iguais às aulas presenciais: mesmas atividades, mesmo cronograma, mesmas apostilas e com professores quebequenses. Além das aulas, cada turma tem um grupo no WhatsApp para facilitar a organização das aulas e deixar o aprendizado ainda mais dinâmico e constante.

Ao se matricular, você receberá pelo correio a apostila referente ao seu nível. No primeiro dia de aula, enviaremos o link para participar da aula. Depois disso, é só entrar, participar e se dedicar 100% para atingir o seu objetivo o quanto antes: falar francês para viver no Quebec!

As vantagens do curso em Sala Virtual

  1. Participar das aulas de qualquer lugar do mundo, no computador ou no celular.
  2. Professores do Québec ou que conhecem bem o Québec, ao vivo na sua casa ou escritório.
  3. Ter aulas ao vivo e acompanhar um grupo de pessoas que tem os mesmos objetivos promete um aumento significativo na sua motivação e assim atingir o nível necessário rapidamente.

O curso ao vivo em sala virtual é administrado pela unidade São Paulo.

 

Falta de mão de obra – Québec

A província de Québec também está em plena campanha eleitoral e um dos grandes temas discutidos é a imigração. Como em várias partes do mundo, os movimentos migratórios tem preocupado a população e políticos precisam discutir os diversos programas de imigração e integração.

Seguem algumas informações apresentadas por Ximena Sampson sobre o assunto da falta de mão de obra vivenciada no mercado de trabalho quebequense:

  • Nos últimos 14 anos, a taxa de cargos não preenchidos dobrou na província passando de 2% a 3,9%
  • O Québec é a província mais prejudicada pela falta de mão de obra no Canadá
  • Existem 3 tipos de penúria de mão de obra: em certos setores de atividade, em certas regiões e as vezes em certos setores dentro de uma região específica.
  • A dificuldade de encontrar funcionários qualificados está mais gritante nas regiões: capital nacional (Quebec City), Abitibi, Côte-Nord e Saguenay; regiões onde a taxa de desemprego é muito baixa.
  • As empresas mais prejudicadas são aquelas com menos de 50 funcionários.
  • Ao contrário da opinião de certos, a dificuldade de recrutar talentos não se restringe aos cargos com salários baixos. Sem serem cargos de engenheiros ou pesquisadores post-doutorais, são cargos que exigem certas qualificações ou um treinamento interno e que oferecem salários bem acima do salário mínimo.
  • A imigração não é a única solução. É preciso incentivar os trabalhadores mais velhos a se manterem empregados e inovar para reter o pessoal. Também, podem investir em automatização e modernização dos cargos.
  • São duas principais causas para a escassez: o envelhecimento da população e a recuperação económica.

O artigo termina com a opinião de 2 especialistas sobre como melhorar os programas de imigração para que ela seja realmente uma solução para o problema da falta de mão de obra. O Senhor Fortin explica que simplesmente aumentar as quotas gerais de imigração não vai resolver o problema. É preciso identificar as competências exigidas pelas empresas e escolher imigrantes que tenham essas competências.

O Senhor Gaudreault, economista na federação canadense da empresa independente, também considera que a tabela de seleção dos imigrantes deveria ser melhor adaptada ás necessidades do mercado. Se dá muitos pontos para um doutorado, mas será que corresponde ao que o mercado realmente precisa? Também, seria importante atrair mais imigrantes no interior pois hoje 74% deles se estabelecem na região metropolitana de Montréal.

 

Crianças podem frequentar uma escola anglófona no Québec?

Dúvida muito frequente dos novos residentes temporários e permanentes, é importante saber que, no Québec, mais de 80% da população tem o francês como língua materna. O francês é usado não somente na vida cotidiana, mas é também a língua de ensino da província.  A lei fundamental da língua francesa prevê que as crianças frequentem escolas francófonas até o final de seus estudos (ensino fundamental e colegial) tanto no público quanto no setor de educação privada. No entanto, em alguns casos particulares, alunos da pré-escola, primário e colegial podem frequentar um estabelecimento de língua inglesa. Os pedidos de admissão para estudos em inglês é tratado pelo Ministério da Educação e Ensino Superior (Le ministère de l’Éducation et de l’Enseignement supérieur – MEES).

E quais alunos podem frequentar a escola anglófona?

A lei prevê três casos:

– crianças estabelecidas de forma permanente no Québec e que possam obter uma declaração de admissibilidade no ensino anglófono;

– crianças estabelecidas de forma permanente no Québec e que possam estudar em inglês sob aplicação de uma autorização particular;

– crianças em situação temporária no Québec e que possam obter uma autorização especial temporária para receber ensino em língua inglesa.

De forma geral, as crianças são autorizadas a estudar em inglês caso tenham recebido a maior parte da educação primária e fundamental em inglês no Canadá, se o irmão ou irmã do estudante tiver recebido a maior parte da educação primária e fundamental em inglês no Canadá ou se o pai ou a mãe da criança tiver estudado a maior parte da sua vida em inglês no Canadá.

Crianças que apresentam dificuldade grave de aprendizado ou que necessitem estudar em inglês por razões humanitárias ou devido à uma situação grave de ordem familiar podem receber uma autorização especial.

Uma autorização temporária pode ser dada à crianças que estão temporariamente no Québec quando estão sob custódia de um estrangeiro com permissão de estudos ou trabalho ou crianças filhas de cidadãos canadenses/residentes permanentes domiciliados em outra província canadense e que se encontram temporariamente no Québec.

Para reconhecer o direito da criança à educação em inglês, os pais ou responsável legal devem entrar em contato com a organização da escola onde desejam matricular a criança. O aplicante deve preencher o formulário apropriado e anexar os documentos comprovativos ou documentos necessários para apoiar o pedido.

Fonte: http://www.education.gouv.qc.ca/ministere-de-leducation-et-de-lenseignement-superieur/

Saudade (video)

Em mais um vídeo da série “Preparação Emocional para Imigrar” com a terapeuta e coach Caroline Yu, conversamos sobre sentir saudade de casa e formas de lidar com os primeiros meses de adaptação.

Caroline Yu (Terapeuta e Coach):
contato@cyuterapiacoaching.com.br
Tel: (11) 9 9668-4235
Skype: caroline.yu_m5
www.cyuterapiacoaching.com.br

Turmas 2018 em Sala Virtual (ao vivo)

 

*Matrícula: R$290,00 (incluindo 1 hora de orientação).

*O material didático está incluso no valor do curso.

Como funciona

Seguindo a mesma estrutura que o curso de francês oferecido nas nossas unidades, o curso em Sala Virtual permite que os alunos acompanhem uma turma e participem das aula em horários fixos de qualquer lugar do mundo.

As aulas são iguais às aulas presenciais: mesmas atividades, mesmo cronograma, mesmas apostilas e com professores quebequenses. Além das aulas, cada turma tem um grupo no WhatsApp para facilitar a organização das aulas e deixar o aprendizado ainda mais dinâmico e constante.

Ao se matricular, você receberá pelo correio a apostila referente ao seu nível. No primeiro dia de aula, enviaremos o link para participar da aula. Depois disso, é só entrar, participar e se dedicar 100% para atingir o seu objetivo o quanto antes: falar francês para viver no Quebec!

As vantagens do curso em Sala Virtual

  1. Participar das aulas de qualquer lugar do mundo, no computador ou no celular.
  2. Professores do Québec ou que conhecem bem o Québec, ao vivo na sua casa ou escritório.
  3. Ter aulas ao vivo e acompanhar um grupo de pessoas que tem os mesmos objetivos promete um aumento significativo na sua motivação e assim atingir o nível necessário rapidamente.

O curso ao vivo em sala virtual é administrado pela unidade São Paulo.

 

Turmas 2018 – São Paulo

 

Próximas turmas Nível Iniciante (A1, A2.1, A2.2)

Taxa de matrícula (por pessoa, incluso taxa de biblioteca): R$290,00

Próximas turmas Nível Intermediário (B1, B2)

Taxa de matrícula (por pessoa, incluso taxa de biblioteca): R$290,00

 

Para conhecer os programas de imigração do Québec, veja a nossa última palestra online.

A taxa de matrícula é aplicável somente ao se inscrever pela primeira vez.

 

 

Turmas 2018 – Em sala virtual (Ao vivo)

 

*Matrícula: R$290,00 (incluindo 1 hora de orientação).

*O material didático está incluso no valor do curso.

Como funciona

Seguindo a mesma estrutura que o curso de francês oferecido nas nossas unidades, o curso em Sala Virtual permite que os alunos acompanhem uma turma e participem das aula em horários fixos de qualquer lugar do mundo.

As aulas são iguais às aulas presenciais: mesmas atividades, mesmo cronograma, mesmas apostilas e com professores quebequenses. Além das aulas, cada turma tem um grupo no WhatsApp para facilitar a organização das aulas e deixar o aprendizado ainda mais dinâmico e constante.

Ao se matricular, você receberá pelo correio a apostila referente ao seu nível. No primeiro dia de aula, enviaremos o link para participar da aula. Depois disso, é só entrar, participar e se dedicar 100% para atingir o seu objetivo o quanto antes: falar francês para viver no Quebec!

As vantagens do curso em Sala Virtual

  1. Participar das aulas de qualquer lugar do mundo, no computador ou no celular.
  2. Professores do Québec ou que conhecem bem o Québec, ao vivo na sua casa ou escritório.
  3. Ter aulas ao vivo e acompanhar um grupo de pessoas que tem os mesmos objetivos promete um aumento significativo na sua motivação e assim atingir o nível necessário rapidamente.

O curso ao vivo em sala virtual é administrado pela unidade São Paulo.