Case de sucesso: experiência de vida no Québec, por Luciano Eiken

Poucas pessoas poderão contar um testemunho igual ao do Luciano Eiken Senaha.

De 2014 a 2016, Luciano foi aluno da École Québec. Todos os professores da ÉQ lhe diziam que era um aluno dedicado e motivado, empolgado em descobrir todos os ângulos da língua francesa.

Em dezembro de 2015, fez o TFI conosco e conseguiu o nível B2, nível exigido para ser aceito num Cégep no curso de tecnólogo de enfermagem (DEC en soins infirmiers). Ele já era formado no Brasil; já tinha até mestrado.

Com o resultado do TFI, aplicou no Collège de Shawinigan e ao receber a carta de aceite do Cégep, aplicou para a bolsa de isenção dos custos para estudantes estrangeiros que lhe foi concedida (bourse d’exemption des frais majorés des droits de scolarité pour étudiants étrangers).

No início, Luciano acreditava que tinha escolhido o Collège de Shawinigan para viver uma experiência acadêmica no Québec, mas logo descobriu que o Cégep também estava procurando estudantes igual a ele : proativos e dedicados. A ida do Luciano para o Cégep de Shawinigan, sem dúvida, ia ser uma experiência enriquecedora para todos: estudantes, professores e equipe da administração.

Em agosto de 2016, começou o curso. Com certeza, estudar literatura e filosofia com francófonos foi um desafio no início, mas ele conseguiu se integrar à comunidade do collège e à sociedade quebequense no geral. Teve muita ajuda dos colegas. Shawinigan é uma cidade pequena, mas o apoio foi grande.
Hoje, o Luciano trabalha como enfermeiro em um hospital de Montréal e espera a residência permanente.

Parabéns Luciano! A École Québec tem muito orgulho de ter tido um aluno como você!

* Foto de divulgação do site

Parabéns para o Collège de Shawinigan por proporcionar experiências enriquecedoras!

E parabéns ao Québec por receber um novo Québécois tão esforçado!

Veja aqui o testemunho do Luciano no site do Collège de Shawinigan.