École Québec é centro aplicador do TFI

O “test de français international” (TFI) tem como objetivo avaliar o nível de francês de pessoas não-francófonas para lhes fornecer a oportunidade de ingressar em programas de estudos ou conseguir um emprego. Após a realização da prova, todos os candidatos recebem um certificado.

Estudar: a grande maioria dos centres de formation professionnelle (CFP), dos cegeps e das universidades francófonas canadenses exigem o resultado no TFI para candidatos não-francófonos.

Trabalhar: apresentar o seu resultado do TFI no seu currículo para comprovar a sua competência no francês pode ser um diferencial. Tem empresas que exigem de todos os funcionários não francófonos.

Descrição

O TFI é uma prova estandardizada de 110 minutos. Todos os exercícios são de múltipla escolha e a prova é sempre realizada no papel. A prova é dividida em duas partes: compreensão oral e compreensão escrita. Cada parte tem 90 perguntas.

Os resultados do TFI refletem de uma maneira simples e justa a habilidade de comunicação em francês do candidato tanto no ambiente acadêmico quanto no ambiente dos negócios. O resultado é válido por 2 anos e varia entre 10 e 990 pontos. Na tabela abaixo, é possível saber qual resultado do TFI é compativel com qual nível do Quadro Europeu Comum de Referência.

Preparação para a prova

Cada prova de proficiência é diferente. Entender como a prova é construida e como ela identifica o seu nível no idioma pode melhorar significativamente o seu resultado. Se quiser auxílio de um professor experimentado, marque uma aula preparatória presencial ou em sala virtual. Usamos o guia preparatório ao TFI da ETS Canada.  Saiba mais sobre os nossos cursos preparatórios.