Festa Nacional dos quebequenses, La Saint-Jean

24 de junho, como todo ano, os quebequenses se reúnem para celebrar a Fête nationale. Aproveitam para lembrar de suas raízes e para testemunhar a riqueza de sua cultura.
É preciso voltar 190 anos atrás para melhor entender o sentido dessa festa.

É ao redor de uma grande fogueira simbolizando a luz, que os povos se reuniam antigamente para marcar o solsticio de verão. Na Europa, essa celebração foi associada ao Jean Baptiste (João Batista), aquele que batizou Jesus Cristo. O primeiro banquete da Saint-Jean-Baptiste aconteceu em 1827, mas apenas em 1834, foi reconhecida como festa para o povo canadense-francês. Com o decorrer dos anos, a festa se transformou consideravelmente e em 1925 foi declarada feriado oficial no Québec.

Neste dia, os quebequenses aproveitam para compartilhar o amor que eles tem pela língua francesa e pela própria nação. Na programação? Fogos de artifícios, desfiles, fogueiras da alegria, música quebequense ao ar livre e atividades para todas as gerações por toda parte da província. Fete_nationale_du_Quebec

que-fete-nationaleEm Montréal, a maior festa é organizada no parque Maisonneuve no dia 24 de junho. Em Québec, é no dia 23 que o fogo pega nas legendárias Plaines d’Abrahams.

Bonne Saint-Jean!

Para maiores informações, consultem o site oficial