10 anos de trocas culturais Québec-Brasil

Em novembro, celebraremos nosso 10º aniversário e gostaríamos de compartilhar com vocês um pouco da nossa história e contar os nossos novos projetos.

Foi em agosto de 2005 que Catherine, fundadora da École Québec chegou em Curitiba para fazer parte do seu mestrado. Logo, conheceu a Geneviève do Centre Québec e começou a acompanhar algumas turmas do Centre. Um ano depois, Catherine passeava de estação em estação de metrô em São Paulo, procurando uma casa onde poderia montar uma escola de francês especializada em preparação para o processo de imigração ao Québec, inspirada no modelo do Centre Québec.

Catherine e Geneviève com amigos e alunos em 2006
Catherine e Geneviève com amigos e alunos em 2006

Depois de encontrar a casa da Rua Loefgren, iniciou com uma única sala de aula na qual ensinava para alunos particulares. Com a ajuda desses primeiros alunos particulares, começou a divulgação em fóruns e grupos de discussão da Internet. Em dezembro de 2006, Estela, que trabalha na ÉQ até hoje se tornou a primeira funcionária da École Québec.

Em janeiro de 2007, as duas primeiras turmas abriram. Mandamos um abraço especial a esses alunos que confiaram no projeto logo no início.

Primeiros alunos e professores da ÉQ no chalé da família da Catherine em Saint-Léonard.
Em 2008, alguns alunos e professores da ÉQ no chalé da família da Catherine em Saint-Léonard.

No final de 2007, Catherine e mais 5 alunos da École Québec participaram do documentário “O último que sair fecha a porta” que foi divulgado no final de 2008 na TV cultura, dando maior visibilidade à escola. Em 2008, a filial do Rio de Janeiro foi inaugurada e em 2013, os cursos de português para estrangeiros da Aprenda2 começaram a ser oferecidos na unidade Rio.

Familia Egashira que participou do documentário O Último que Sair Fecha a Porta
Familia Egashira que participou do documentário O Último que Sair Fecha a Porta

Nos orgulhamos em ter ajudado mais de 1000 ex-alunos espalhados pelo Canadá e ter recebido cerca de 100 quebequenses que compartilharam sua língua e cultura com os nossos alunos. Dessas trocas, foram criadas uma escola de francês em Québec (KDV Langues), uma escola de português para estrangeiros e francês in-office (Aprenda2.org) e alguns casamentos canado-brasileiros.

Despedida de 2 professores em junho de 2016
Despedida de 2 professores em junho de 2016

Este ano, já lançamos o curso de inglês, um curso online ao vivo e o espaço multicultural compartilhado La Cabane, cujo nome foi inspirado das tradicionais cabanes à sucre onde é produzido o sirop d’érable.

Espaço multicultural de coworking e oficinas
Espaço multicultural de coworking e oficinas

Aproveitamos para agradecer

Muitas pessoas e parceiros ajudaram para que esse projeto que proporcionou e continua proporcionando experiências multiculturais para vários canadenses e brasileiros chegue aos seus 10 anos. Gostaríamos de agradecer o Centre Québec, os nossos alunos que indicaram e continuam indicando a escola para colegas e familiares que desejam também morar no Québec, Audrey e Alessandro da Aprenda2, os vários professores que passaram pela escola, os parceiros e toda a equipe dedicada da École Québec.

Somos imensamente gratos também a Teruco e Milton Kamitsuji que foram dos primeiros a incentivar a Catherine a empreender com esse projeto ajudando com tudo em São Paulo e deixando os pais da Catherine bem mais tranquilos. 😉

Professores e funcionários da ÉQ em 2011
Professoras e funcionárias da ÉQ em 2011