Chegar mais rápido no Québec, o que é o PEQ?

Vista a demora do processo de imigração, alguns interessados procuram novos caminhos para morar no Canadá. Existem outras opções interessantes graças ao programa de experiência quebequense (PEQ). Trata-se de conseguir rapidamente o CSQ depois de um ano trabalhando num emprego especializado ou depois de obter um diploma quebequense. O cônjuge e os filhos também receberão o CSQ depois de preencherem os requisitos.

Trabalhar no Québec

Cada vez mais empresas quebequenses contratam funcionários estrangeiros para superar uma falta de mão de obra. Desde fevereiro de 2012, os empregadores que desejam contratar trabalhadores estrangeiros temporários especializados se beneficiam de um processo simplificado caso o cargo oferecido esteja na lista das 44 profissões com discrepância grande entre a oferta e a demanda de mão de obra.

Em outubro de 2011 aconteceu a primeira missão de recrutamento para profissionais da área de tecnologia da informação no Brasil, promovida pela Québec International. O sucesso foi tamanho que realizaram outras em 2012 e 2013.

Existe também a possibilidade de ser contratado por uma empresa quebequense sem ser através de uma missão. É importante saber que a cultura na procura de um emprego no Québec é mais pró-ativa que no Brasil. Não é preciso esperar uma vaga aparecer no jornal ou na Internet para se candidatar. Se você souber de uma empresa que trabalha na sua área de atuação, pode enviar o seu currículo acompanhado de uma carta de apresentação explicando que você é estrangeiro, mas estuda francês com objetivo de um dia trabalhar e viver no Québec. Como não são todas as empresas que conhecem os trâmites do visto de trabalho, vale a pena incluir, na sua carta de apresentação, informações e links demonstrando que esse processo foi simplificado.

Estudar no Québec

Outro jeito de chegar mais rapidamente no Québec é indo para estudar. Quando o estudante está prestes a receber seu diploma, ele pode pedir seu certificado de seleção do Québec que lhe proporcionará em seguida um visto de residência permanente. Existem alguns critérios como nível de francês e o tipo de diploma.

É interessante relevar que o cônjuge que acompanha o estudante estrangeiro tem direito a um visto de trabalho aberto, ou seja pode trabalhar em qualquer empresa e área e assim pagar as despesas ligadas ao custo de vida.

 

Como escolher o curso e inscrever-se

Para escolher o melhor curso, devem ser consideradas algumas variáveis como preço, duração e demanda no futuro mercado de trabalho, mas o principal, é escolher uma formação que corresponda aos seus interesses. Para ajudar na escolha, visite o site do Emploi Québec sobre programas de estudo. Também, pode marcar conosco uma aula de orientação vocacional para o Québec.

Cada instituição tem critérios diferentes de avaliação dos estudantes, mas na maioria das vezes, não usam vestibulares. Será necessário mandar curriculo, histórico escolar de todos seus estudos anteriores a partir do colegial, carta de motivação e provavelmente o seu resultado do FLI, prova de francês que avalia a compreensão oral e escrita. Cada instituição estabelece fatores diferentes para avaliação do dossiê e algumas exigem a avaliação comparativa de diplomas realizada pelo Ministério da Imigração.

Bolsas

Cada faculdade tem um certo número de bolsas destinadas aos estrangeiros. Normalmente, para conseguir uma bolsa de nível universitário precisa demonstrar resultados muito altos.

Se você escolher o DEC, o Cégep International oferece dois tipos de bolsas para estrangeiros: uma é de isenção dos “frais de scolarité” (mensalidades) e a outra é de ajuda de custo. Cada Cégep tem direito a duas bolsas de isenção. Por isso, talvez seja mais fácil conseguir bolsa escolhendo um Cégep mais afastado dos grandes centros.
Empregos:
www.emploi-quebec.net
www.jobboom.ca
www.monster.ca